PROJECTO EDUCATIVO LISBONWEEK 2017

Em 2017 o ponto de encontro do LisbonWeek é no Lumiar. Sensível à elevada concentração de instituições de ensino público e privado que se estabeleceram ao longo dos anos neste bairro, a organização do evento criou um projeto educativo e convidou diversos organismos a juntarem-se à iniciativa. Envolvendo mais de 2 mil alunos, dos 6 aos 12 anos, a ação visou sensibilizar os mais novos para a diminuição acentuada do consumo do plástico, incentivando também à reciclagem e à transformação destes resíduos em arte.

O projeto educativo LisbonWeek - que conta com o patrocínio da EMEL e do SANTANDER TOTTA, e com o apoio do Oceanário de Lisboa, da ValorSul e da Sociedade Ponto Verde - começou em outubro e só terminará no final do evento, no dia 2 de abril. Mais de 2000 alunos, e respectivos professores, de 13 escolas e colégios desta Freguesia, entre eles, a Escola Básica 1 de Telheiras, Escola Básica São Vicente, Real Colégio, Escola Alemã e Colégio São João de Brito participaram nesta iniciativa. A 1ª fase do projeto, coordenada por Ana Salcedo Guimarães do LisbonWeek, em parceria com o Oceanário de Lisboa, incluiu visitas às escolas onde foram apresentadas ações de sensibilização que referem as causas e consequências do lixo marinho para o ecossistema, complementadas por um conjunto de exemplos práticos do quotidiano.

Consideramos que esta primeira fase da ação educativa do LisbonWeek para 2017, desenvolvida pelo Oceanário de Lisboa, constituirá uma mais-valia para os alunos, enquadrando o tema e sensibilizando para a necessidade urgente de redesenharmos a nossa relação com o plástico, para que possamos garantir um futuro sustentável e em equilibro com a natureza”, afirma Patrícia Filipe, Diretora de Educação e Comunicação do Oceanário de Lisboa.

A missão desta iniciativa integrada naedição do LisbonWeek é oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para a alteração de hábitos e comportamentos nos seus diferentes contextos, que acreditamos que criem um impacto positivo nas suas vidas e consequentemente das suas famílias.

Para Xana Nunes, Fundadora do LisbonWeekpoder influenciar positivamente a vida de mais de 45 mil pessoas - moradores ou não do Lumiar - foi uma oportunidade que o LisbonWeek não quis perder. Conciliar a existente ação educativa do Oceanário e adaptá-la às necessidades da primeira fase do projecto educativo do LisbonWeek foi uma feliz coincidência”.

 

No dia 8 de janeiro de 2017, decorreu uma ação de recolha de lixo que juntou centenas participantes, na Praia de Algés. Alunos e professores - e respetivas famílias das escolas e colégios do Lumiar envolvidas neste projeto, passaram a tarde a limpar e a recolher todo o lixo encontrado neste areal. O LisbonWeek juntou-se ao PlasticSundays e ao Skeleton Sea – projetos de limpeza e recolha de lixo nas praias - promovendo mais uma atividade de cidadania e de educação ambiental, integrada no projeto educativo.

Feita a devida separação dos materiais encontrados, sob orientação dos seus professores de artes e em coordenação com da Skeleton Sea, os alunos transformarão durante três meses os plásticos recolhidos numa obra de arte. Cada escola irá assim criar uma letra, dando origem à frase “Salvem os oceanos”, ficando esta obra em exposição no Parque da Quinta das Conchas durante 4ª edição do LisbonWeek, de 25 de março a 2 de abril. O LisbonWeek propõem um debate sobre a sustentabilidade do planeta, com maior rigor, mas também com criatividade, promovendo um diálogo entre a consciencialização ambiental e as artes plásticas

 

 


Patrocinadores Projeto Educativo

 
 

Parceiros

static1.squarespace-1.png
static1.squarespace-2.png
static1.squarespace-3.png
static1.squarespace-1.jpg